Educação

Educação

Segundo o dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora (2009), Educação “é o processo que visa o desenvolvimento harmónico do ser humano nos seus aspetos intelectual, moral e físico e a sua inserção na sociedade”. Dos quatros pilares da educação: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos e o aprender a ser, mencionados no relatório  para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors e que servem de referência para a organização pedagógica dos nossos dias, destacamos: o aprender a viver juntos e o aprender a ser. O aprender a viver juntos, ajuda o indivíduo a ter a capacidade de viver em comunidade, a ajudar, a colaborar, a contribuir numa tarefa em sociedade, é ainda o maior desafio da educação, de modo a englobar diferentes grupos, de diferentes estratos sociais, etnias, religiões, cor de pele, culturas, num contexto igualitário, conforme também previsto no art. 26º da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Por outro lado, o aprender a ser exige um autoconhecimento individual, para se poder comparar e/ou se colocar no lugar dos outros, sabendo avaliar cada decisão, cada atitude, para que estas não gerem complicações ou futuros sentimentos menos bons na idade adulta.

Desta forma, porque acreditamos na Educação como um pilar importante na construção do ser humano e seguindo as palavras de Dalai Lama “Sê a mudança que queres ver no mundo” este atelier pretende, não só contribuir na  formação de cidadãos, mas também torná-los mais próximos, educados para a igualdade e responsabilidade cívica, por isso o nosso público alvo são as crianças dos três aos doze anos.

 

Referências bibliográficas:

Delors, J. et al. (1996). Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. Porto: Edições Asa.

Dicionário da Língua Portuguesa. Porto: Porto Editora

Deixe uma resposta