A oficina das artes inclui diversas atividades: artes visuais (pintura em grande escala, primeiras pinturas, barro) e  jogo dramático. 

Oficina das artes

Artes visuais, o que inclui?

A pintura enquanto meio de expressão onde a criança tem liberdade para escolher, formato; formas; cores e o ritmo da sua execução, com diferentes materiais e técnicas. Embora seja um trabalho individual, há obrigações sociais, porque todos os utensílios são coletivos.

A modelagem do barro com a possibilidade de utilização de outros materiais de fim aberto, sempre de forma livre e prazerosa.

Jogo Dramático, o que inclui?

Jogo simbólico (imitações, mímicas, improvisações, dramatizações) em que através do gesto, palavra, movimento do corpo, expressão facial e da mobilização de objetos a criança assume um papel, representando situações reais ou imaginárias e expressando emoções (medo, surpresa, alegria, tristeza). Utilizar o corpo como meio de expressão de ideias e sentimentos com recurso também a outras linguagens artísticas como a dança e a música.

Quais os beneficios da oficina das artes?

Através destas oficinas de Artes procuramos estimular a atividade artística da criança, satisfazer o seu impulso criador, promovendo a sua livre expressão. Não interessa o produto final, mas todo um processo que é libertador de tensões e por conseguinte terapêutico. Para além de fazer desabrochar a personalidade são também formas de adaptação social do ser (aprendizagem da relação corpo-espaço e da relação interpessoal) e do desenvolvimento do autodomínio da criança na capacidade de controlar suas habilidades manuais (desenvolvimento motor e coordenação óculo-manual). Na direção do Belo e Bom, através destes momentos de alegria proporciona-se uma infância livre e feliz.