Casa Musikê - O que é?

É um atelier de atividades para crianças do Pré-Escolar e 1.º Ciclo (dos 3 aos 12 anos), aliando três áreas distintas: Arte, Educação e Terapias.  Este espaço surge a partir de um sonho de uma educadora de infância - Manuela Alves.

Casa Musiké, porquê?

"Musiké" - O termo Arte não existia na Grécia antiga, sendo empregue a palavra “Musiké” para designar simultaneamente música, teatro, dança e canto. Atendendo ao seu sentido, pode-se traduzir “Musiké” pela palavra “Arte” que abrange todas as “artes”, mas atenção, não se pretende a produção de obras de arte, “mas a elevação espiritual da criança em direção ao Belo e ao Bem e a expressão das emergências da sua vida afetivo-emocional. A criação de obras (que o adulto pode ou não considerar artísticas, não interessa)” o que interessa é a sua expressão (Alberto Sousa 2003).

"Casa" - Porque se pretende que o ambiente seja efetivamente o de "lar", com laços afetivos.

O nosso espaço...

Saiba mais...

Como é constítudo o espaço "Casa Musiké"?

É constituido por duas salas de atividades, dois gabinetes e espaço exterior. 

Qual a importância deste espaço para as crianças?

Os desafios da sociedade atual como o stress e a competitividade afetam os adultos que no seu quotidiano frenético transmitem esta mensagem/ energia às crianças, e que é preciso reverter. As crianças estão expostas a níveis de stress, preocupações e estímulos que os adultos vivenciam. Assim, crianças diferentes com necessidades diferentes permitem reconhecer a existência de novas e saudáveis (sem recurso a medicação) ferramentas na abordagem educativa e que se adequam a estes desafios da sociedade atual.

Qual o objetivo da "Casa Musiké"?

Tendo como objetivo o bem-estar e o desenvolvimento global da criança esta práxis tem como base de sustentação os modelos pedagógicos Waldorf e Montessori e a abordagem Reggio Emilia. Para além de princípios básicos já referidos por Platão (427-346 a.C.), como indica Alberto Sousa (2003,p.17) “ A ideia de que a educação infantil é da maior importância, constituindo o alicerce de toda a formação e de toda a vida da pessoa, devendo-lhe por isso ser dispensados os maiores cuidados, dado que quaisquer irresponsabilidades educacionais neste nível se podem facilmente traduzir em problemas psicológicos irreversíveis está presente em Platão, que a este propósito refere explicitamente que “ a primeira educação será dada na infância durante o período intermédio que vai do nascimento à educação propriamente dita – tarefa que parece ser a mais difícil de todas”.

Qual a prática pedagógica do atelier?

Partindo da conceção holística da criança ao nível dos seus diferentes domínios de desenvolvimento (físico, cognitivo, emocional e espiritual) a prática pedagógica deste atelier assenta no contacto direto e efetivo com a natureza (horta ecológica e materiais naturais) e no exercício continuado das expressões artísticas (jogo dramático/teatro; artes visuais; música; dança), numa perspetiva da arteterapia e musicoterapia conjugadas com outras terapias naturais como o Yoga (Parceria com a Escola Sunshine Yoga Baby & Kids), Mindfulness e Reiki.